Blogosfera: Um guia para escrever o post perfeito (parte 1)

Dica para blog


Oi povos, tudo bom?

Esse assunto desse post é de interesse maior dos blogueiros e blogueiras, por que é dia de fazer aquele super guia de como fazer um post perfeito no blog, aquele que vai te trazer 21861316 views, então pega o caderninho, anota essas dicas e vamos lá.

Primeiro de tudo, o que faz um post ser perfeito?
Um post perfeito depende muito da percepção de quem o lê, claro. E se tem uma coisa que eu posso te dizer, com 10 anos de experiência blogando, é que demora um certo tempo até que você encontre o seu estilo de escrita, defina seu público realmente, etc.
Isso meio que se resume a tentativa e erro. É analisando os feedbacks recebidos que você descobre onde está acertando e onde pode melhorar.

5 coisas para ter em mente antes de começar...

Vamos começar deixando e fixando algumas ideias na mente na hora de começar a escrever. Algo como umas instruções de como deve ser feito, sabe?


1. Se pergunte "... e então?" 

 Uma coisa que eu aprendi com o tempo, foi que todos o seu post deve ser uma grande explicação de uma ideia e não pedaços de ideias separadas.
O que isto significa é que você precisa se sentar e cuidadosamente descobrir o que é que você quer de seu blog e seus posts, para ir alcançando aos poucos.

As vezes, a pergunta "... e depois?" parece me ajudar melhor.
Sente-se, faça login, mexa com o título e ideias. Uma vez que tenha certeza sobre o tema do post, pergunte-se o que você quer que as pessoas façam com aquele texto, qual o caminho que ele vai tomar, antes de escrever qualquer palavra.


2. Mais é mais

Esse item pode ir de contraponto a quem acredita que menos é mais, mas calma que eu já explico por que mais realmente é mais, no mundo do blogs.
Não sei sei você que está lendo sabe. mas na blogosfera, pelo menos, os posts mais longos parecem ter melhores resultados. Isso também vale para landing pages que vendem produtos ou serviços.

Claro que ninguém vai querer ser 5.000 palavras que não dizem nada com nada, não é?
Mas, na minha experiência, um post mais longo pode chamar mais atenção de alguém por que o nosso cérebro associa que ali tem uma grande quantidade de informação.
Imagem: Reprodução / em: Fonte

3. A forma como aparenta conta tanto quanto o que fala

Enquanto escrevo aqui no blog, sempre clico na opção visualizar, sempre procurando ver como está, esteticamente. Tanto o tamanho das imagens, quanto o posicionamento dos textos. Quanto mais eu vou lá, e quanto mais eu me torno consciente desse meu hábito, mais percebo o quanto é importante para o layout ser atraente, simples e fácil de ler.

Isso significa garantir que tenha:

  • Um tamanho de fonte agradável, 
Você precisa ter certeza que sua fonte é facil de ler e combina com o seu estilo/marca

  • Imagens de qualidade
Além de textos mais longos, outra coisa que chama bastante atenção são as imagens, elas também ajudam a prender o leitor.

  • Paragrafos pequenos
Eu sei que eu disse que vocês tem que escrever uma boa quantidade de texto, mas não esqueçam do seu amigo ENTER, ok? Dividam os paragrafos de modo que a leitura não fique em blocos grandes e cansativos.

  • Texto em negrito e pontuado
Sempre que possível, crie uma quebra na monotonia do texto com negrito, itálico, listas, etc, isso facilita na minimização do cansaço e na fuga do leitor.

Grande parte dessas observações eu não me baseio somente em meu blog, mas em observar outros blogs, de ser leitora mesmo, antes de ser blogueira.

4. Agradar a gregos e troianos

Posso te contar que nem sempre vai ser fácil agradar todos os tipos de público, mas dê o seu melhor e foque no público que você definiu que vai ser o alvo de tal post que você vai escrever, como eu defini lá no começo do post, que esse seria para blogueiros em geral.
Claro que, no meu caso, nem todos os blogueiros vão ler, e nem todo mundo que vai ler são blogueiros. Mas ao escrever, eu tenho que ter isso em mente.

Obviamente que você pode escrever sobre todos os assuntos que quiser no blog, mas  a cada post, defina o público que você quer atingir, não esqueça.

5. Resolva um problema a cada post

Cada título e texto deve dar um "problema" e uma solução, muitas vezes o post pode ser como esse que você está lendo: "Um guia sobre alguma coisa X". Inclusive, esses dão melhores resultados do que, no meu caso, se eu fosse separar: "Como criar um título perfeito", "Como escolher imagens boas para o seu post".

Um guia completo me passa a sensação de que eu tenho toda a informação, sem ter que ficar procurando e, na minha experiência, sempre me gerou mais views e melhores resultados.

Nas próximas partes, eu vou dar um passo a passo bem detalhado do que escrever e de como garantir que esse post perfeito, te dê bons resultados, então fica ligada.

Blogosfera: Um guia para escrever o post perfeito (parte 1) Blogosfera: Um guia para escrever o post perfeito (parte 1) Reviewed by Taynara Barros on 13:15 Rating: 5

2 comentários:

  1. Adorei as dicas! Sobre posts longos, realmente quando vc encontra o público certo é bom escrever bastante. Eu mesma quando vejo posts longos de blogueiras que gosto, nem que eu visite a página 3 vezes, eu leio tudo e amando!!! kkkk Essa dica do titulo é demais tbm, aprendi estudando marketing. O título ja tem q oferecer algo, mas confesso que nem sempre aplico. Tenho que cuidar!! Bjss | www.vivendovivi.com

    ResponderExcluir